quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Despesca seletiva 

Indicado para reduzir os efeitos negativos do crescimento heterogêneo ao longo do cultivo, este economicamente mais viável para pequenos e médios produtores, esta tecnica consiste em despescas com redes de arrasto (Fig) para a retirada dos machos dominantes e fêmeas maduras (Valenti & New, 2000; Valenti, 2002). Os animais retirados, embora grandes, possuem reduzida taxa de crescimento e inibem o crescimento dos menores.
Portanto, as despescas seletivas devem alterar a estrutura populacional dentro do viveiro,.
Substratos artificias 

O uso de substratos artificiais consiste na ampliação da área do viveiro para possibilitar o aumento do peso médio individual, da densidade de estocagem, diminuir a competição entre os animais e melhorar a conversão alimentar devido ao desenvolvimento de alimento natural na superfície do material adicionado (Tidwell et al., 2000).

Alimentação

Conforme a densidade que for povoado o tanque, pode-se ter um aproveitamento melhor do alimento natural que ira nascer normalmente no tanque, quando este e bem preparado e bem adubado antes do povoamento, e a qualidade da água e sempre monitorada, o ph, a temperatura, o nível de oxigênio, o amônia , nitrito, todos bem monitorados para que não passe os limites adequados de cultivo.
Atualmente utiliza-se as bandejas de ração, que são estruturas onde se coloca a ração a ser servida aos camarões e de 2 a 3 vezes e observada e acrescentada a ração ou não , conforme o consumo dos animais, este aparato traz um melhor aproveitamento da ração e conseqüentemente uma melhor qualidade de água do viveiro que o manejo a lanço!
A conversão alimentar e de 2,0:1, a ração varia conforme o estagio de desenvolvimento dos camarões no tanque em relação a proteína por exemplo de 30, 35 ate 40, uma pequena amostra para saber como esta os camarões sempre e bem vinda(Biometria), assim pode-se saber qual o nível e concentração da ração a ser oferecida terá de proteína podendo variar de 35 a 40% de proteina bruta, usa-se ração peletizada comercial para camarão, encontra-se de diversas marcas como Purinas, entre outras marcas.
Integração com a agricultura
A integração da carcinicultura com a agricultura convencional já e uma realidade, pelo uso das águas de descarga dos viveiros ( rica em matéria orgânica), da rizicarcinicultura a consórcios com outros organismo como tilapia, ou outros peixes ornamentais como carpa (ou uma espécie nativa?), sempre com cuidado e orientado por um técnico.
Doenças 

O Confinamento, a utilização de densidades elevadas de estocagem, a manipulação freqüente dos indivíduos e a flutuação dos parâmetros de qualidade do viveiro são alguns fatores que podem induzir ao estresse. Sob tais condições adversas, os indivíduos da população tornam-se mais susceptíveis a patogenos oportunista propiciando o surgimento de doenças. Muitas vezes uma fissura no exoesqueleto pode ser a porta de entrada para fungos, bactérias, necroses, ou ate mesmo ectoparasitas.
Por isso vale ressaltar que os camarões de água doce são de excelente resistência a doenças e parasitas, sempre dependendo do manejo ser adequado, mesmo se no caso de um tanque estar comprometido pode-se isolar o tanque afetado, usando sempre o mesmo matéria para ser feito o manejo do tanque ou desinfetado e chamar o técnico ou profissional capacitado para prestar o serviço adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário